segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rouquidão pedagógica

A experiência em sala de aula nos ensina um bocado sobre o comportamento dos alunos, o que dá certo e o que dá sono. Por exemplo: virar as costas e escrever no quadro é pedir pra turma se entregar às conversas paralelas. Outra coisa, passar a aula toda só falando. A menos que você seja um orador raro, não há atenção que resista. Portanto, pensar alternativas pra dinamizar as atividades se faz necessário. Abaixo vai uma.

Priscila e eu resolvemos aplicar com os alunos a atividade sobre tipologias sugerida pela professora Fátima:


1. Observe as características dos textos a seguir e indique a tipologia textual (narração, descrição e/ou dissertação) predominante em cada um deles. Justifique sua resposta.

a) "A prática da educação física e do esporte ainda não é encarada como direito fundamental de todos. No entanto, as condições da vida moderna, assim como a urbanização e a mecanização crescentes, tornam as atividades físicas essenciais à preservação da saúde e ao desenvolvimento completo da personalidade."

b) "Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida de chuva, e descansou na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. Um senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque."

c) FOI A BORDO DO NAVARINO QUE EU CONHECI UM HOMEM

Era uma noite calma de verão e uma brisa suave esvoaçava meu vestido. Nós havíamos deixado a festa lá embaixo para terminar o champanhe no convés.
A lua, mansa e quieta, formava uma esteira prateada no mar e vinha iluminar nosso rosto. Eu podia enxergar claramente seus olhos. Olhos grandes e expressivos que me encaravam firmes, me fazendo sentir emoções fortes. Eu não conseguia fugir daquele instante.
Foi então que ele avançou e me tomou pelos braços.
Suas mãos percorriam meu corpo, enquanto ele sussurrava coisas que eu jamais escutara antes. Naquele momento, eu senti meu marido realmente apaixonado.
Foi uma viagem inesquecível.
Se você também quer descobrir o homem romântico, sensível e carinhoso que é seu marido, faça um cruzeiro a bordo do Navarino
.




Percebemos que a "aula" funcionou como uma espécie de revisão do assunto, já que a maioria deles em algum momento já tinha visto esse conteúdo - mesmo se tratando de alunos do curso noturno. Aproveitamos ainda para introduzir o conceito de gêneros textuais, cuja adoção tem substituído a velha tricotomia Descrição - Narração - Dissertação.

Porém, a minha garganta reclamou e então tive um estalo de que a gente poderia falar menos e os alunos trabalharem mais. Assim, pensei em planejar para a semana seguinte dividir a turma em grupos de três. Eles resolveriam o mesmo exercício, sendo que agora discutindo entre si - com a nossa orientação, tirando dúvidas.

E aproveitamos para desenvolver um material complementar para fixar melhor a definição de gêneros. Tanto as cópias da atividade sobre tipologias como a que preparamos exclusivamente para essa atividade (transcrita abaixo) ficaram com os alunos, servindo dessa forma como fonte de consulta.


Tipologias textuais – Revisão


Os textos escritos são tradicionalmente classificados em três tipos: descrição, narração e dissertação.
Cada um deles tem características e objetivos diferentes. Abaixo, pedimos para que vocês escrevam, ao lado de cada característica e objetivo, a tipologia correspondente:

OBJETIVOS

CONTAR UMA HISTÓRIA ___________________
REPRESENTAR POR MEIO DE PALAVRAS ___________________
DEFENDER UM PONTO DE VISTA ___________________

CARACTERÍSTICAS

POSSUI ARGUMENTOS ___________________
NÃO POSSUI “MOVIMENTO", É ESTÁTICO, COMO UMA PINTURA _____________ TEM ENREDO (AÇÃO) E PERSONAGENS ___________________

Gêneros

Os gêneros são as modalidades textuais nas quais efetivamente nos comunicamos. O seu número é infinito e a cada dia podem surgir novos gêneros. Por exemplo, a criação da ferramenta Twitter na internet gerou o gênero twit; com os celulares apareceram os SMS (mensagens de texto), etc.
Um gênero pode incluir mais de uma tipologia. Uma carta que você escreve para um parente, por exemplo, provavelmente inclui descrição, narração e talvez até dissertação.
Os gêneros podem ser tanto escritos como orais (ex.: telefonema, discurso).
Na outra folha, vocês já classificaram os textos segundo suas tipologias. Agora, tentem identificar o gênero de cada um: Qual é um artigo de opinião, qual é um anúncio publicitário e qual é um conto (ficção)?


P.S. É sério, gente, o que inspirou essa atividade foi a falta de voz.

1 comentários:

Chilavert disse...

Bruno dando uma de professor.

Postar um comentário