sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Avaliação de 2009 feita pelos alunos

Alguns devem saber do questionário que preparei para os alunos avaliarem nossa atividade ao longo de 2009 - ou a segunda metade dele.

Fiquei feliz por saber que outros bolsistas também o utilizaram, até porque considero que essas avaliações servem pra gente refletir sobre algumas práticas e aprimorar nossa atuação, levando em consideração os interesses e expectativas daqueles que devem ser beneficiados com o Pibid.

Priscila e eu mandamos rodar 100 cópias, mas infelizmente só pudemos aplicar a avaliação com 24 alunos, por causa do encerramento antecipado (e tumultuado) do ano letivo no José Lins.



A primeira questão tinha o intuito de fazer uma avaliação simples, de múltipla escolha: "Como você classifica as atividades desenvolvidas pelo projeto PIBID na disciplina língua portuguesa na escola ao longo do ano?"

Doze responderam "ótimo", nove "bom", três "regular" e nenhum classificou como "ruim".

Quanto à segunda pergunta, a intenção foi ter uma noção de em que campo da disciplina os alunos mais sentem dificuldade ou vontade de aperfeiçoar, constituindo assim um material importante para pensarmos as estratégias didáticas para o próximo ano. Assim, perguntamos: "Que área você gostaria de ter mais reforço em língua portuguesa?"

Apenas três marcaram "Gramática", enquanto quatro responderam "Literatura", dez "Redação" e doze "Interpretação de texto". Obs.: Alguns alunos marcaram marcaram duas opções.

A terceira e última questão era aberta e qualitativa. Sete alunos deixaram em branco, ao passo que os outros 17 deixaram suas sugestões, opiniões e elogios.

Cinco sugeriram uma frequência maior, o que entendemos como um desejo de obter um maior acompanhamento da turma pelos bolsistas do projeto. Trata-se de uma demanda complicada, uma vez que só do 3o ano há oito turmas no turno da noite.

Outras sugestões apontadas: maior clareza na exposição, melhor qualificação dos bolsistas, atividades mais dinâmicas, atuação dos bolsistas desde o início do ano (o que não ocorreu em 2009), mais conteúdo de literatura e redação, realização de atividades em grupo, melhor infra-estrutura (o que não está ao alcance do PIBID).

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