quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Que tal postarmos os resumos dos nossos trabalhos? Aí vai o nosso.

O SUBPROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ALUNOS DO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LINS DO RÊGO

Bruno Ricardo de Souto Leite(1) / Bruna Ísis Soares da Silva(1) / Vanessa Lima da Cunha(1) / Maria de Fátima Benício de Melo(3) / Maria Cristina de Assis(3)
Centro de Ciências Humanas, letras e Artes / Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas / PIBID

Segundo os PCNEM e FARIA et al.(2008), é imperativo que se trabalhe com textos em sala de aula, visando ao letramento dos alunos, ou seja, buscar torná-los aptos a compreender e a se expressar nos mais variados gêneros. Assim, o professor de português deve evitar ensinar gramática de forma isolada, pois o domínio da norma culta é um importante fator para se atingir a proficiência em textos orais e escritos, mas não o único, como atestam vários textos produzidos por alunos da escola estadual José Lins do Rêgo, João Pessoa/PB, que tivemos acesso por ocasião de uma “bizurada” de redação ali realizada. Na correção dos exercícios, percebemos mais problemas de leitura do que desvios da norma-padrão. São constatações como esta que o presente trabalho apresenta. A proposta de redação a que os alunos se submeteram foi retirada da prova do Enem 2008 e a correção também se baseou nas competências que essa prova exigia (em resumo: domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação e do texto-estímulo, organização dos argumentos e demais informações no texto, coesão e coerência, elaboração de proposta de intervenção no problema apresentado), permitindo-nos, assim, apontar quais dessas competências fogem ao domínio dos alunos e o que pode ser feito, em termos de busca de estratégias didáticas, para o desenvolvimento de tais habilidades por parte dos discentes. O trabalho em questão está em sintonia com um dos objetivos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), que é promover a aproximação entre os cursos de licenciatura e as escolas públicas de Ensino Médio.

Palavras-chave: PIBID; ENEM; Ensino Médio; produção textual

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