Que tal postarmos os resumos dos nossos trabalhos? Aí vai o nosso.
O SUBPROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (LÍNGUA PORTUGUESA) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM ALUNOS DO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LINS DO RÊGO
Bruno Ricardo de Souto Leite(1) / Bruna Ísis Soares da Silva(1) / Vanessa Lima da Cunha(1) / Maria de Fátima Benício de Melo(3) / Maria Cristina de Assis(3)
Centro de Ciências Humanas, letras e Artes / Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas / PIBID
Segundo os PCNEM e FARIA et al.(2008), é imperativo que se trabalhe com textos em sala de aula, visando ao letramento dos alunos, ou seja, buscar torná-los aptos a compreender e a se expressar nos mais variados gêneros. Assim, o professor de português deve evitar ensinar gramática de forma isolada, pois o domínio da norma culta é um importante fator para se atingir a proficiência em textos orais e escritos, mas não o único, como atestam vários textos produzidos por alunos da escola estadual José Lins do Rêgo, João Pessoa/PB, que tivemos acesso por ocasião de uma “bizurada” de redação ali realizada. Na correção dos exercícios, percebemos mais problemas de leitura do que desvios da norma-padrão. São constatações como esta que o presente trabalho apresenta. A proposta de redação a que os alunos se submeteram foi retirada da prova do Enem 2008 e a correção também se baseou nas competências que essa prova exigia (em resumo: domínio da norma culta, compreensão da proposta de redação e do texto-estímulo, organização dos argumentos e demais informações no texto, coesão e coerência, elaboração de proposta de intervenção no problema apresentado), permitindo-nos, assim, apontar quais dessas competências fogem ao domínio dos alunos e o que pode ser feito, em termos de busca de estratégias didáticas, para o desenvolvimento de tais habilidades por parte dos discentes. O trabalho em questão está em sintonia com um dos objetivos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), que é promover a aproximação entre os cursos de licenciatura e as escolas públicas de Ensino Médio.
Palavras-chave: PIBID; ENEM; Ensino Médio; produção textual
skip to main |
skip to sidebar
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Marcadores
A leitura abre portas
(1)
avaliação
(1)
Confraternização
(1)
Cristovam Buarque
(1)
depoimento
(4)
discursos
(1)
Discutindo problemas e soluções
(2)
Enem
(5)
ENID
(3)
ensino
(2)
Formação Docente
(2)
gêneros
(2)
humor
(1)
josé lins
(4)
leitura
(5)
Literatura
(1)
mafalda
(1)
nova escola
(1)
Oficina Pedagógica
(4)
redação
(5)
Simulado
(3)
sugestão
(6)
tirinhas
(1)
Trabalho nas escolas
(2)
vídeos
(1)
0 comentários:
Postar um comentário