"Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser."
Sabemos das dificuldades de nossa profissão, que ela não é a desejada pela maioria, segundo a Fundação Victor Civita, 80% do alunado nem pensa na possibilidade de seguir a carreira docente. Nossa profissão se tornou sinônimo de dificuldades financeiras, além do constante risco de sofrer agressões físicas, etc.
Apesar de todas as dificuldades, sabemos que por outro lado essa profissão vale à pena por ser uma vocação, nós (ao menos a maioria de nós) fazemos o que gostamos e isso é precioso, muito gostariam de poder ir ao trabalho, sentindo-se bem por estar fazendo algo pela sociedade, algo para melhorar o mundo, fazendo algo por si mesmos. Todo professor sabe o quanto é possível crescer enquanto ser humano, como nós temos a possibilidade de melhorar, porque isso é exigência da nossa profissão, precisamos ser pessoas melhores, devido à influência direta que exercemos sobre os outros.
É uma profissão linda, embora sempre existam aqueles que estão aqui por “falta de opção” ou por "preguiça de tentar outra coisa”, além daqueles que não tem um compromisso com a educação , fazer o quê? Façamos nossa parte.
Eu jamais seria tão feliz se fizesse outra coisa...
O meu desejo é que nós possamos ser agentes de transformação social mesmo com salário baixo, mesmo desvalorizados, em nossas salas de aula sucateadas, com poucos alunos, mas sabendo quem somos e o que podemos fazer por nosso povo, por nosso país e acima de tudo, por nós mesmos!
0 comentários:
Postar um comentário