quinta-feira, 9 de julho de 2009

Enem e competências

A pedido de Cristina, segue o link pra consultar, quem já não tem, a prova do Enem 2008.

Abaixo, as competências que os PCNs recomendam que os alunos desenvolvam ao concluir o ensino médio, em língua portuguesa. Lembrando ainda que o capítulo 3 do livro "Português no Ensino Médio e a formação do professor" também traz considerações boas sobre esse tema. O texto tá na xerox do projeto.


Usos da língua

Competências gerais
Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Investigação e Compreensão:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as
condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).

Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.

Competências específicas

Língua falada e língua escrita; gramática natural; automatização e estranhamento:
Conceituar; identificar intenções e situações de uso.

Linguagem; tipologia textual:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando texto e contexto de uso.

Tipologia textual; interlocução:
Distinguir contextos, adequar a linguagem ao contexto.

Gíria e contexto:
Relacionar língua e contexto; escolher uma variante entre algumas que estão disponíveis na língua.

Língua e contexto:
Identificar níveis de linguagem; analisar julgamentos; opinar.




Diálogo entre textos: um exercício de leitura

Competências gerais

Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Investigação e Compreensão:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).

Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.

Competências específicas

Função e natureza da intertextualidade:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando texto e contexto.

Protagonista do discurso; intertextualidade:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.


Ensino de gramática: algumas reflexões


Competências gerais

Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Investigação e Compreensão:
Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e lingüísticos.

Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.

Competências específicas

Gramática; lingüística; gramaticalidade:
Distinguir gramática descritiva e normativa, a partir da
adequação ou não a situações de uso.

Gramática normativa; erro:
Considerar as diferenças entre língua oral e escrita.

Gramática normativa; ciência versus achismo:
Conceber a gramática como uma disciplina viva, em revisão e elaboração constante.

O texto como representação do imaginário e a construção do patrimônio cultural

Competências gerais

Representação e Comunicação:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem.

Investigação e Compreensão:
Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.

Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.

Competências específicas

O funcionamento discursivo do clichê:
Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo.

Preconceito; paródia:
Analisar diferentes abordagens de um mesmo tema.

Identidade nacional:
Resgatar usos literários das tradições populares.

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