A pedido de Cristina, segue o link pra consultar, quem já não tem, a prova do Enem 2008.
Abaixo, as competências que os PCNs recomendam que os alunos desenvolvam ao concluir o ensino médio, em língua portuguesa. Lembrando ainda que o capítulo 3 do livro "Português no Ensino Médio e a formação do professor" também traz considerações boas sobre esse tema. O texto tá na xerox do projeto.
Usos da língua
Competências gerais
Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Investigação e Compreensão:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as
condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).
Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
Competências específicas
Língua falada e língua escrita; gramática natural; automatização e estranhamento:
Conceituar; identificar intenções e situações de uso.
Linguagem; tipologia textual:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando texto e contexto de uso.
Tipologia textual; interlocução:
Distinguir contextos, adequar a linguagem ao contexto.
Gíria e contexto:
Relacionar língua e contexto; escolher uma variante entre algumas que estão disponíveis na língua.
Língua e contexto:
Identificar níveis de linguagem; analisar julgamentos; opinar.
Diálogo entre textos: um exercício de leitura
Competências gerais
Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Investigação e Compreensão:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de idéias e escolhas, tecnologias disponíveis).
Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
Competências específicas
Função e natureza da intertextualidade:
Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando texto e contexto.
Protagonista do discurso; intertextualidade:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
Ensino de gramática: algumas reflexões
Competências gerais
Representação e Comunicação:
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da própria identidade.
Investigação e Compreensão:
Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e lingüísticos.
Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
Competências específicas
Gramática; lingüística; gramaticalidade:
Distinguir gramática descritiva e normativa, a partir da
adequação ou não a situações de uso.
Gramática normativa; erro:
Considerar as diferenças entre língua oral e escrita.
Gramática normativa; ciência versus achismo:
Conceber a gramática como uma disciplina viva, em revisão e elaboração constante.
O texto como representação do imaginário e a construção do patrimônio cultural
Competências gerais
Representação e Comunicação:
Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem.
Investigação e Compreensão:
Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo, o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial.
Contextualização Sociocultural:
Considerar a Língua Portuguesa como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e como representação simbólica de experiências humanas, manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
Competências específicas
O funcionamento discursivo do clichê:
Recuperar, pelo estudo do texto literário, as formas instituídas de construção do imaginário coletivo.
Preconceito; paródia:
Analisar diferentes abordagens de um mesmo tema.
Identidade nacional:
Resgatar usos literários das tradições populares.
skip to main |
skip to sidebar
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Marcadores
A leitura abre portas
(1)
avaliação
(1)
Confraternização
(1)
Cristovam Buarque
(1)
depoimento
(4)
discursos
(1)
Discutindo problemas e soluções
(2)
Enem
(5)
ENID
(3)
ensino
(2)
Formação Docente
(2)
gêneros
(2)
humor
(1)
josé lins
(4)
leitura
(5)
Literatura
(1)
mafalda
(1)
nova escola
(1)
Oficina Pedagógica
(4)
redação
(5)
Simulado
(3)
sugestão
(6)
tirinhas
(1)
Trabalho nas escolas
(2)
vídeos
(1)
0 comentários:
Postar um comentário