quinta-feira, 4 de junho de 2009

Diagnóstico de leitura

Dando o pontapé inicial no blog, vou postar sobre a atividade que fizemos (Josilane e eu) no José Lins com os alunos da noite, pra verificar o nível de leitura dos mesmos.

Levamos alunos das três séries do ensino médio à biblioteca para conversar sobre leitura e perceber, através da leitura em voz alta, o nível de compreensão que eles têm. Constatações: a grande maioria nunca tinha estado em uma biblioteca; uma grande parte jamais leu um livro; muitos não quiserem ler em voz alta, no entanto, aqueles que leram apresentaram um nível de compreensão de razoável a bom; apesar de ser minoria, havia alunos interessados em leitura, não só de livros como de revistas, e alguns fizeram associações do texto que leram com fatos da realidade e do cotidiano; um aluno, perguntado se gostava da disciplina Português, confessou que gostava de ler, mas que as regras gramaticais que era obrigado a "decorar" o desanimavam.

3 comentários:

Pibid Letras disse...

NAS ATIVIDADES QUE REALIZEI COM OS ALUNOS DO LILIOSA ALGUNS ALUNOS TAMBÉM NÃO QUERIAM LER,UM DELES ME FALOU QUE É POR FALTA DE ESTIMULO, QUANDO OS PROFESSOR PEDE AO ALUNO E ELE NÃO QUER ELA JÁ PASSA PARA OUTRO QUE QUER. E OUTROS FICAVAM NERVOSOS COM MEDO DE ERRAR.

ADALBERTO/ GISELE COLÉGIO LILIOSA

Gabryelle disse...

Olá pessoal, bem...O resultado que obtivemos no Liliosa à tarde foi diferente. Claro, os alunos também ficaram nervosos com as leituras, entretanto, constatamos uma maior aproximação destes com os livros. Em breve estarei postanto um síntese sobre as nossas entrevistas também.
Beijos

blablabla disse...

creio que se os livros fossem apresentados a esses alunos desde sempre, seria difícil eles não gostarem de ler..aliás acho que o que "trava" 99% dos alunos é a a falta de costume e integração com os livros.,. com relação à gramática creio que olhamos p/ gramática com repreensão pq ela no s é apresentada de forma muito mecânica, aí vem logo na nossa mente a idéia de regra( pelo menos na minha). É essa forma de apresentar a gramática aos alunos que deve ser reformulada repensada, avaliada..

Postar um comentário